Santa Casa discute manejo do Coronavírus
Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (04) reuniu representantes de setores estratégicos dos Hospitais Calixto Midlej Filho e Hospital Manoel Novaes para discutir, preventivamente, o plano de ação para casos suspeitos de Coronavírus que venham a ser identificados na Santa Casa de Itabuna. A iniciativa foi do médico infectologista, Fernando Hernandez Romero, atualmente coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da instituição. O Coronavírus podem causar de resfriado comum assim como infecções respiratórias graves e já é considerado um Alerta Sanitário no Brasil e pela própria Organização Mundial de Saúde.
Durante a reunião, foram apresentadas as principais orientações e cuidados para o manejo de infecções respiratórias virais, com destaque para o Coronavírus. O médico contextualizou o problema, falou sobre a grande presença de chineses em diversas partes do Brasil, inclusive em Itabuna, mas deixou claro que somente serão tratados como casos suspeitos pacientes que apresentem gripes e que tenham estado na China nas duas semanas anteriores ao início dos sintomas, bem como qualquer pessoa que tenha tido contato com paciente que teve o Coronavírus. Se nos últimos 15 dias o paciente esteve em área onde teve casos de 2019-nCOV também deve ser instituída a precaução de contato, ou seja, os profissionais que lidam com o paciente deverão utilizar equipamentos de proteção individual estipulados para o manejo.
Participaram da reunião a Gerência de Enfermagem, representantes dos setores de Recepção de Pronto Atendimento e Internamento eletivo, Pronto Atendimento, Rouparia, Higienização, os próprios CCIHs, além do Serviço de Educação Continuada, Gerenciamento de Leitos, Segurança do Paciente e Qualidade.