SANTA CASA HOMENAGEIA TRABALHADORAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A Santa Casa de Itabuna promoveu, na última quarta-feira (08/03), nos auditórios dos hospitais Calixto Midlej Filho (HCMF) e Manoel Novaes (HMN), atividades para homenagear pacientes e trabalhadoras da instituição. Foi realizada ação também no Hospital Ana Mariani, em Barras, no oeste da Bahia. Neste ano, o lema da campanha (“Você livre para escrever sua própria história!”) foi escolhido pela Gestão de Pessoas e Grupo de Eventos.
Neste ano, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com ações voltadas para saúde, bem-estar, dicas de beleza, orientações sobre Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), sessões de massagem, ginástica laboral, dentre outras atividades. As trabalhadoras foram recepcionadas em um ambiente decorado com Borboletas – que representam o poder da transformação e da liberdade após estar metamorfose.
As ações tiveram objetivo também de divulgar serviços que amparam a mulher diante de exposição a violência, seja ela psíquica, patrimonial ou física. O conteúdo será amplamente divulgado também na plataforma online de treinamento, com o objetivo de alcançar todas as funcionárias. O objetivo é que elas sejam multiplicadoras para que as informações ultrapassem as barreiras físicas da instituição.
A gerente de Gestão de Pessoas, Eneila Cerqueira, destaca que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna possui 74% do seu quadro feminino, sendo 60% ocupando cargos de liderança. Há igualdade de gênero em seu plano de cargos e salários, conforme previsto na legislação vigente. “Em uma empresa em que as empregadas são a maioria, é necessário possuir uma gestão com sensibilidade, visão e incentivo ao protagonismo feminino”, afirmou Eneila.
Entre as profissionais que aprovaram as ações está a funcionária Valdicléa Santos (Kléa). Ela aproveitou para se submeter a uma sessão de massagem. “Foi um dia maravilhoso para nós, mulheres. Fiz ventosa e cheguei em casa bem relaxada. Só tenho a agradecer à SCMI por nos proporcionar momentos tão especiais”, disse Valdicléa.