SANTA CASA PARTICIPA DA 30ª EDIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE
No período de 7 a 11 deste mês de junho, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) participou do maior evento de saúde filantrópica do país, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP). A redução de custos durante a pandemia e crise ganhou destaque na 30ª edição do congresso realizada 100% online, com a participação de congressistas do Brasil e do mundo.
A gerente de Recursos Humanos (RH) na Santa Casa de Itabuna, Eneila Cerqueira, palestrou no Fórum Gestão de Pessoas. Com o tema “Redução de Custos por meio do gerenciamento da força e trabalho”, Eneila, que é especialista em Psicologia Organizacional e em Gestão de Pessoas, avaliou que no cenário atual a pandemia causada pela Covid-19 trouxe inúmeros desafios à área da saúde.
“As empresas que estiveram atentas ao cenário externo, que buscaram o equilíbrio entre despesas e receitas, que valorizaram seu capital humano, tiveram grandes oportunidades de superar seus desafios. Na área de Gestão de Pessoas, o gerenciamento da força de trabalho proporciona ações que mantêm o dimensionamento adequado, evita custos desnecessários e ajuda empresa e colaboradores a superarem esta crise”, explica a gerente de RH da SCMI.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Durante a palestra virtual na 30ª FEHOSP, Eneila Cerqueira afirmou ainda que o sucesso alcançado pela instituição ocorreu a partir de um trabalho realizado em equipe, com dedicação dos profissionais das diversas áreas, mudanças de fluxos, e principalmente, atuação efetiva da liderança, que segundo ela, teve papel fundamental para o alcance dos resultados.
Entre outras ações implantadas pela Santa Casa de Itabuna, a gerente de RH cita a realização das horas contratadas por horas trabalhadas, as vacinas com apresentação do impacto na taxa de contaminação após a imunização, a importância do cumprimento de direitos e deveres, como banco de horas e vale-transporte.
A SCMI é uma instituição filantrópica de grande porte, com 104 anos de atuação e mantenedora dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Possui em seu quadro mais de 1.800 colaboradores, um corpo clínico diversificado nas áreas da assistência médico-hospitalar na execução de procedimentos de alta complexidade, sendo referência na prestação de serviços de saúde nas regiões sul e extremo-sul da Bahia.