SANTA CASA PROMOVE TREINAMENTO DE BRIGADISTA DE INCÊNDIO PARA FUNCIONÁRIOS
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) promoveu, entre os dias 3 e 5 de agosto, um treinamento para brigada voluntária de incêndio, voltado para os funcionários da instituição. Concluíram essa jornada, 85 brigadistas, divididos em três turmas. O objetivo do curso é passar técnicas de primeiros socorros e de combate a princípios de incêndio.
As aulas, com duração de oito horas, foram ministradas por instrutores cadastrados ao Corpo de Bombeiros, organizadas nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, e nas áreas externas da SCMI. Fazem parte das funções da brigada, a prestação de socorro, isolamento da área e o combate ao princípio de incêndio.
Além do atendimento à legislação, o treinamento contribui com a rotina dos trabalhos e atendimentos dos hospitais da instituição e visa preparar os colaboradores para que estejam aptos para auxiliar no suporte e retirada de todos os pacientes, principalmente os acamados, com cadeira de rodas ou na maca.
“A iniciativa promove um atendimento adequado e ajuda na tomada de decisões rápidas e assertivas, elementos fundamentais em situações que requerem a prestação dos primeiros socorros e combate imediato ao princípio de incêndio”, salientou o engenheiro de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Santa Casa, Rolemberg Clementino.
APRENDIZADO PARA A VIDA TODA
A técnica de enfermagem Ângela Santos da Silva foi uma das pessoas escolhidas para participar do treinamento. “Honrada em poder vivenciar essas experiências e aprendendo as técnicas que um dia podem salvar, não apenas a minha vida, mas a vida de outras pessoas também”, comentou.
A brigada voluntária de incêndio compõe o plano de emergência para atender a uma demanda da instituição e também faz parte do processo para a Acreditação Hospitalar (ONA). De acordo com o cronograma, ao longo do ano, os brigadistas deverão participar de treinamentos e reuniões na instituição para tratar de prevenção e combate.