SANTA CASA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL
A Santa Casa de Itabuna, por meio do Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Setor de Gestão Ambiental, promoveu, nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, diálagos para reforçar a importância da contribuição dos profissionais de saúde para um mundo mais sustentável. As conversas são realizadas anualmente e envolvem os trabalhadores em ações que contribuem com a preservação ambiental.
Neste ano, os principais pontos do Diálago Sustentável foram a importância do gerenciamento correto dos resíduos sólidos, práticas sustentáveis no dia a dia e a disseminação das políticas de gestão ambiental da Santa Casa. A mobilização pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ocorreu diretamente nos pontos de trabalho.
Criado há 50 anos pela Organização das Nações Unidas, neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente teve como tema Uma Só Terra e foi marcado por transmissões diretas de Nairóbi e Suécia, onde foi realizada a primeira conferência sobre o assunto. “É importante a contribuição de todos nessa campanha permanente de preservação dos recursos naturais”, afirma o engenheiro ambiental e segurança do trabalho da Santa Casa, Rolemberg Clementino Santos.
O engenheiro ambiental destaca que as pequenas ações para evitar os prejuízos ao meio ambiente devem ser replicadas em todos os lugares. “Ações simples como evitar o desperdício de alimentos e água potável ajudam nessa luta diária para preservação do meio ambiente, reforça Rolemberg. Os hospitais brasileiros são responsáveis por cerca de 10% do consumo nacional de toda energia comercial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).