Santa Casa reúne lideranças no curso de Analista de Treinamento e Desenvolvimento
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoveu nos dias 16 e 18 de julho, o “Curso de Analista de Treinamento e Desenvolvimento”. Tendo como público-alvo as lideranças da instituição, o curso contou com a presença de coordenadores, supervisores e gerentes de diversos setores e teve como objetivo apresentar estratégias de como impulsionar líderes, de modo a criar um ambiente favorável ao compartilhamento e a criação de novos conhecimentos, bem como ao aprendizado coletivo. O curso também ofertou 5% das vagas para o público externo.
De acordo com a Gerente de Gestão de Pessoas, Eneila Cerqueira, o objetivo foi aperfeiçoar as habilidades da liderança identificar quando é necessário investir no capital intelectual de sua equipe, ofertando treinamentoscoerentes com os gap’s de desempenho e reforçando a importância de seguir os ciclos necessários para a realização de um treinamento eficaz.
Na oportunidade foi apresentada a nova estrutura Institucional voltada para a capacitação interna, onde a equipe do Núcleo de Educação Institucional, composta pelas enfermeiras Adriana Jovita e Raissa Denega, Coordenadoras de Educação Continuada, orientaram sobre como realizar um levantamento do diagnóstico, montagem de uma matriz de competências necessárias para a unidade, preparação da equipe, avaliação dos resultados de treinamento e elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual para cada membro da equipe. “Pessoas com competências diferentes possuem necessidades diferentes. A partir do momento que o líder mapeia das competências necessárias para o desenvolvimento de uma atividade, avalia a necessidade de aperfeiçoamento de cada membro da equipe e promove treinamentos específicos, alinhado com a estratégia organizacional, a equipe tende a corresponder com melhor desempenho e resultados”, destaca.
Ao todo, foram abordados oito temas durante os dias com palestras que explicaram falaram desde a evolução na área de treinamento e desenvolvimento, até revolução 4.0 que fala sobre o trabalho com a tecnologia e como uma área de treinamento e desenvolvimento precisa se capacitar para essas mudanças que ocorrem no mercado de trabalho. “Para a Santa Casa é de extrema importância promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada a resultados, como forma de integrar a equipe e de sobrevivência organizacional diante dos desafios do mundo V.U.C.A. (Volátil, Incerto, Complexo e Ambiguo)”, pontuou Eneila.
No mês de Agosto, a Liderança da SCMI está concluindo o Levantamento de Necessidade de Treinamento de sua equipe e estruturando a Matriz Institucional do segundo semestre de 2019, a meta é investir no capital intelectual para promover a cultura de qualidade e segurança do paciente.