Saúde, esporte e solidariedade: Banco de Sangue e Liga Itabunense de Futebol unidos para salvar vidas
O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna firmou uma parceria com a Liga Itabunense de Futebol – LIF, onde vai receber nesta sexta (22), jogadores e ex-jogadores da seleção de Itabuna, pais de jogadores mirins para doação de sangue.
A ação, que está aberta ao público em geral, tem por objetivo mobilizar toda a sociedade acerca da importância da doação de sangue e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11) na nossa instituição.
De acordo com o presidente da Liga, Rafle Salume, a ideia é conscientizar o maior número de pessoas para se tornarem doadoras de sangue e assim ajudarem a salvar vidas. “Acreditamos que esporte e saúde caminham juntos e a LIF sempre apoia ações solidárias relacionadas ao tema”, declara. Na oportunidade, a Liga vai prestar uma homenagem ao ex-jogador da seleção de Itabuna, Fernando Riella, que foi considerado como um dos melhores jogadores de sua época.
Para o coordenador de captação, Adelson Bispo, o dia 25 de novembro é uma data que tem por objetivo agradecer aos doadores pelo ato de doar sangue e busca sensibilizar as pessoas sobre a importância desse gesto de solidariedade. “O mês foi escolhido justamente para melhorar o estoque do banco de sangue devido às datas comemorativas de final de ano e carnaval, período crítico em que há uma diminuição expressiva no número de doadores”, destaca.
De acordo com Bispo, ações como essas de trazer a população são importantes para suprir o estoque do banco. “A Liga de Futebol se tornou nossa parceira. Esse ano vai iniciar a sua ação no banco de sangue e a cada três meses estará realizando a doação”, completa.
A programação do Banco de Sangue continua no sábado com chegada da Caravana de Ibicuí e recepção ao Grupo Escalada. Já na segunda, Dia Nacional do Doador de Sangue, os doadores serão recepcionados com um café da manhã e a apresentação do Coral da Igreja Adventista do 7º Dia e distribuição de brindes.