SCMI encerra ciclo de treinamentos com palestra do professor Garrido
Promovido com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional e assegurar maior suporte aos colaboradores, o primeiro módulo da “Gestão de Pessoas Convida” foi encerrado com chave de ouro, com a palestra virtual “Profissionais de saúde: o ser humano no centro”. O palestrante foi o professor, escritor e colunista da Band News FM, Victoriano Garrido.
Tendo como mediador o provedor da SCMI, Francisco Valdece, a palestra virtual, que foi muito elogiada pela abordagem, contou com a participação de lideranças de todas as unidades. Especialista em psicologia organizacional, o professor Garrido abordou assuntos como empatia, competências profissionais, cultura organizacional, importância de cuidar das pessoas, bom ambiente de trabalho e as escolhas na vida de cada um.
BLOCOS
Durante a palestra virtual, o professor Garrido fez algumas provocações sobre comportamento do ser humano dentro de uma organização. Um dos pontos levantados pelo professor foi sobre como os profissionais de saúde estão se cuidando e cuidando do outro e qual a grande razão dele fazer e o que faz.
A gerente de Gestão de Pessoas da SCMI, Eneila Cerqueira, explica que o módulo “Gestão de Pessoas Convida” foi dividido em seis blocos, sendo que o primeiro foi destinado ao balanço de todas as ações na área de gestão de pessoas, realizadas nos primeiros meses de pandemia do novo coronavírus. O evento aconteceu em junho.
O segundo encontro foi sobre a saúde do trabalhado, mas destacando as ações desenvolvidas pela Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Foram enfatizadas as ações adotadas para o apoio emocional ao colaborador e aos seus familiares, com destaque para suporte médico oferecido para funcionários com suspeita ou confirmação de COVID, principalmente por meio da telemedicina.
No terceiro encontro foram abordados temas como cultura justa, medida disciplinar e a importância do contínuo treinamento do colaborador. Já o quarto encontro foi para debater a entrada em vigor da lei 13.709/2018, que regulamenta o uso a proteção e a transferência de dados pessoais. Foi um momento para orientar os funcionários sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, principalmente os cuidados sobre os dados sensíveis.
A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Humano da SCMI, Raissa Denega, destaca que esses encontros também serviram para reforçar a importância da manutenção das políticas de responsabilidade social da instituição, com o cumprimento da cota de pessoas com deficiência e para o aprendiz legal. Outro tema debatido foi a política de atração e retenção de talentos.