UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes segue sendo referência no Sul da Bahia
A Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTI-Pediátrica) do Hospital Manoel Novaes, inaugurada há cerca de um ano, única com esse perfil no Sul e Extremo Sul Baiano atendendo mais de 120 municípios. É equipada com dez leitos, sendo sete deles regulados pelo SUS e três leitos convênios, abrange o público de recém-nascidos, a partir de 12 horas de vida, até crianças menores que 14 anos.
De acordo com a Diretora Técnica do Hospital Manoel Novaes Fabiane Chávez. “Possuir uma equipe multidisciplinar com pediatras com treinamento em terapia intensiva, psicólogos, assistente social, nutricionistas, técnicos de enfermagem, entre outros é primordial para um bom atendimento. A unidade tem sido muito importante para os pacientes da Oncologia, Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica, pois antes da inauguração vários pacientes eram transferidos, e muitas cirurgias não eram realizadas. Ou seja, a UTI Pediátrica iniciou uma nova era no atendimento especializado do Hospital Manoel Novaes”, disse Drª Fabiane.
O Coordenador de Enfermagem da UTI-Pediátrica, Igor Ferretti Silva está na instituição há mais de dez anos, para ele a integração, formação dos profissionais e a logística do setor tem assegurado um processo de atendimento diferenciado, presente e participativo durante toda a passagem do paciente pela UTI-P. ” Temos equipamentos como respiradores, monitores multiparamétricos, berço de calor radiante, bombas de infusão específicos para o atendimento da nossa faixa etária. Cada paciente possui uma necessidade diferente, aqui podemos prestar um serviço de qualidade, inclusive nas especialidades oncológica, neurocirurgia e cirurgia pediátrica”, disse o enfermeiro Igor.